Fórum Compartilhe
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Off topic: Técnicas de leitura

Ir para baixo

Off topic: Técnicas de leitura Empty Off topic: Técnicas de leitura

Mensagem por Admin Sex 18 Mar 2016 - 10:05

Segue dicas que vão edificar:

"Técnicas de leitura: não sofra para interpretar textos"

"A leitura e a interpretação de textos são difíceis para muitas pessoas e a concentração faz parte de todo este processo. Não saber interpretar corretamente um texto pode gerar vários problemas, afetando o desenvolvimento profissional e o desenvolvimento pessoal. O mundo moderno nos cobra diversas competências, e uma delas é a habilidade na língua, e isso não se refere apenas a uma boa comunicação verbal, mas também à capacidade de entender aquilo que está sendo lido. Uma interpretação de texto competente depende de inúmeros fatores, mas nem por isso deixa-se de lado alguns que são essenciais para esse exercício.

Muitas vezes, na correria do dia a dia, não se presta atenção nos detalhes presentes em um texto. Pensar que apenas uma leitura é suficiente, não é verdade. Interpretar demanda paciência e, por isso, sempre releia, pois, uma segunda leitura pode apresentar perspectivas que não foram observadas anteriormente.

Você sabe o que é analfabetismo funcional?

O analfabetismo funcional é a dificuldade de decifrar as entrelinhas de um texto. A leitura mecânica, aquela relacionada a saber ler, é bem diferente da leitura interpretativa, aquela que fazemos ao estabelecer semelhanças e criar deduções. Para você não sofrer mais ao analisar textos, listamos algumas dicas para te ajudar.

– Para buscar sentidos no texto, você pode retirar dele os tópicos frasais presentes em cada parágrafo, isso certamente auxiliará na captação do conteúdo.

– Os parágrafos, geralmente, não estão organizados, pelo menos em um bom texto, de maneira aleatória, se estão no lugar que estão, é porque ali se fazem necessários para estabelecer uma relação hierárquica do pensamento exposto, retomando ideias supracitadas ou apresentando novos conceitos.

– Concentre-se nas ideias que foram apontadas pelo autor. Os textos argumentativos, por exemplo, não costumam ceder espaço para divagações ou hipóteses, supostamente contidas nas entrelinhas.

– Prestar atenção nas ideias do autor não quer dizer que você precise ficar preso na superfície do texto, mas é fundamental não criar suposições vagas e inespecíficas.

– Dê preferência a lugares silenciosos e desligue-se de todo o resto, celular, música e outros aparelhos e ruídos que atrapalham a concentração.

– Leia de tudo. É necessário ler de tudo um pouco e de diversos veículos, revistas, livros, jornal, informativo, etc.

– Leia com cuidado e certamente correrá menos risco de tornar-se um analfabeto funcional e, claro, leia com atenção, pois é um exercício que deve ser praticado à exaustão, assim como uma técnica.

São inúmeros os benefícios que a leitura pode proporcionar, não apenas saber interpretar textos, mas também proporciona uma ótima escrita, amplia o vocabulário e acelera o raciocínio. Para complementar a leitura e a escrita, a Prime Cursos disponibiliza alguns cursos gratuitos para lhe auxiliar.

Acesse o site, cadastre-se e assine quantos cursos desejar por tempo indeterminado, o conteúdo fica disponível durante as 24 horas do dia. São mais de 200 cursos online, você não gasta com transporte e nem com material, estude do seu computador, tablet ou celular (aplicativo Android e IOS)."

Fonte: http://bit.ly/1pQgpbw

Admin
Admin

Mensagens : 20
Data de inscrição : 16/08/2015
Idade : 64

https://forumcompartilhe.directorioforuns.com

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos